Fortificação (Séc. XIV)
Cerca militar classificada como Monumento Nacional (Decreto de 2 de Janeiro 1946) e como Zona Especial de Proteção (26 de Março 1962) mandada construir por D. Dinis.
Possui quatro torreões de forma arredondada que protegem o amuramento e duas torres. A Noroeste a Torre de Menagem e a virada a Sudeste, a da Alcaidaria.
Apresenta duas porta torreadas, com arcos góticos: a nordeste fica a Porta da Ravessa ou do Sol, onde existe a marca oficial da vara e do côvado, a que os industriais do pano se tinham de submeter nos mercados e feiras.
A sudoeste está a Porta do Postigo, que foi aumentada no período Manuelino, por novo arco de alvenaria de volta plena decorada com brasão de armas do donatário da vila, D. Vasco Coutinho.
No parapeito da torre mantém-se um antigo relógio de sol.
As duas portas estão ligadas pela rua principal medieval, denominada Rua do Castelo, onde funcionou o antigo edifício da Câmara, a Cadeia Comarcã e o Celeiro Comum.
© 2024 Junta de Freguesia de Redondo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional